sábado, 3 de setembro de 2011

Aluno com Síndrome de Down de Irani é o segundo brasileiro a concluir curso de Graduação


Robson Deola, de 27 anos, formou-se em tecnólogo em Gestão Pública.
Chegar a um banco universitário ainda é um sonho para a maioria dos brasileiros. Concluir um curso universitário passa a ser praticamente impossível para muitos, incluindo o fato do aluno ser portador de Síndrome de Down, isso se torna raridade no mundo.

Esse paradigma foi quebrado na noite de sábado dia 06 de agosto, quando houve a formatura de Robson Deola, de 27 anos, no Curso Tecnológico em Gestão Pública, pelo Grupo UNINTER de Irani, estado de Santa Catarina.

Segundo Daniel Deola, pai de Robson, "em primeiro lugar, agradeço a Deus pelo filho que temos e por sua conquista obtida hoje. Neste momento especial, ele é motivo de orgulho. Não tenho outra forma de definir este momento, pois Robson é um aluno com Síndrome de Down, por isso ficamos surpresos com o seu desenvolvimento. Nossa família sempre o incentivou a estudar. Nunca desistimos dele e sempre apostamos em nosso filho, que hoje atingiu o ensino superior. Durante 25 anos, a APAE de Irani foi sua grande prioridade e foi o local especial para a melhoria educacional de Robson".

Daniel comenta ainda "que o Robson sirva de exemplo para outros pais; que se espelhem nele para nunca desistirem. Não conhecemos no estado catarinense, um aluno com esta síndrome que tenha atingido tal grau educacional".

Robson recebeu uma homenagem ao vivo, a nível nacional, pela Coordenadora do SIANEE - Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais - Leomar Marchesini, "a solenidade de formação de grau costuma ser um divisor de águas em nossas vidas. Os níveis de dificuldades superadas e dos obstáculos a serem vencidos são diferente para cada aluno. Há pessoas com diversidades individuais, quer a mais valiosa conclusão de um curso superior, no que prezam para a sociedade, o quanto os diferentes são capazes e merecedores de um espaço digno no mercado de trabalho. Por esta razão, desejamos homenagear, nesta cerimônia de colação de grau, o nosso formando Robson Deola, pessoa com Síndrome de Down, um vencedor de 27 anos que concluiu o curso Tecnológico em Gestão Pública.

Robsom estudou no pólo de Irani, estado de Santa Catarina. É um jovem lutante pela causa da inclusão, atuando nas APAEs de SC, em defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Seu lema é Promover Direitos Iguais aos Desiguais. Exercendo plenamente sua cidadania, Robson Deola frequentou a faculdade e hoje está se formando.
A vitória deste jovem é emblemática, pois mostra que as pessoas com deficiência são capazes de chagar ao nível superior de educação, quando a instituição respeita as diversidades e promovem as condições compatíveis ao seu processo de ensino e aprendizagem.

Como Coordenadora do SIANEE da Uninter, expresso em meu nome e de toda a diretoria os mais calorosos parabéns a Robson Deola. Nossos parabéns a família do Robson que sempre acreditou em seu progresso e incentivou seu filho. O Grupo Uninter orgulha-se em ter Robson Deola como aluno".
Sua professora, Clenimara Rossi afirma que "sempre comentei aos pais que ele era sempre muito dedicado. Acompanhava a aula, fazia a leitura do material de aula e ainda ajudava os colegas. Ele dava show em muito aluno normal, graças a sua dedicação. Temos o Robson como um filho, mas sempre o tratamos igual aos demais alunos, pois aqui incluímos, sem diferenciar".

Clenimara comenta orgulhosa que "pelo que sabemos, Robson é o segundo aluno com Síndrome de Down do Brasil a concluir um curso superior, por isso fico muito feliz, alegre; é como se eu mesma estivesse me formando".

A Gestora do Pólo Uninter de Irani, Professora Jussimara Rossi reforça que "este é um momento de grande orgulho, pois o Robson foi exemplo de aluno, de responsabilidade, de interesse; sempre demonstrou muita força de vontade. Me sinto emocionada por ter contribuído em sua formação".

Jussimara complementa lembrando que "outro motivo de orgulho é o fato de que Robson é o primeiro e único aluno, que cursou Gestão Pública. Este que é um dos cursos mais concorridos da UNINTER".

A Prefeita Adelaide Salvador acompanhou a formatura, parabenizou em nome da Administração e do Vice-prefeito Cleinor Zampieri, todos os formandos da noite, "pois é um momento muito importante. O Robson trabalhou no setor público por dois anos, sendo sempre eficiente e mesmo com a síndrome que possui, realizou seu trabalho com perfeição, pois hoje temos que ser bons em tudo. Agradeço também a equipe da Uninter pelo belo trabalho que está fazendo em Irani, dando oportunidade de estudar para os iranienses".

Para Robsom, foi um momento de muita emoção, pois tudo foi difícil. Mesmo assim afirma que enfrentou tudo, para conseguir se formar. "Qualquer um se sente emocionado em se formar na Uninter. Pois assumi a responsabilidade de estudar". E o que é melhor ainda, Robson pensa agora em realizar um curso de Pós-Graduação.
Nesta noite também se formaram:
Daniela Peres Mendes em Pedagogia;
Claudinei Pedrozo em Logística e
Joel Zenaro em Gestão Comercial.

Matéria publicada em: 
http://www.radiorural.com.br/noticias.php?nId=leitura&idnot=12203&idcat=3

Um comentário:

  1. Parabéns Robson e a sua família que foi a sua maior incentivadora. Basta acreditar e dar a chance de eles mostrarem a sua capacidade e potencialidade.
    Talvez em Irani nao saibam, mas aqui em Joinville, temos a Ana Carolina Fruit que tem síndrome de down e é formada em Pedagogia com pós graduaçao em Educação Infantil. E em Curitiba, o João Vitor é formado em Educação Física.

    ResponderExcluir