sábado, 3 de setembro de 2011

Desenvolvimento da Linguagem



A linguagem representa um dos aspectos mais importantes a ser desenvolvido por qualquer criança, para que possa se relacionar com as demais pessoas e se integrar no seu meio social. Pessoas com maiores habilidades na linguagem podem comunicar melhor seus sentimentos, desejos e pensamentos. De maneira geral, a criança, o jovem e o adulto com Síndrome de Down possuem dificuldades variadas no desenvolvimento da linguagem. É importante estar atento a este fato desde o primeiro contato com a família do bebê com Síndrome de Down. Quanto antes for criado um ambiente propício para favorecer a evolução da linguagem melhor será o futuro. A criança com Síndrome de Down apresenta um atraso na aquisição e desenvolvimento da linguagem se comparada a outra criança. Este atraso tem sido atribuído a características físicas ou ambientais que influenciam negativamente o processo de desenvolvimento, tais como:
Problemas de acuidade e discriminação auditiva.
Freqüentes doenças respiratórias.
Hipotonia da musculatura orofacial.
Alteração no alinhamento dos dentes.
Palato ogival com tendência à fenda.
Língua grande (macroglossia) ou cavidade oral pequena.
Problemas de maturação dos padrões de mastigação, sucção e deglutição.
Baixa expectativa em relação à possibilidade de desenvolvimento da criança.
Dificuldades do adulto em determinar o nível de compreensão da criança para adaptar sua fala de maneira a promover o desenvolvimento.
Pouca disponibilidade do adulto em ouvir a criança e em se esforçar para compreendê-la.
Dificuldade de sintetização e problemas na estruturação sintática.
Atraso geral no desenvolvimento motor, cognitivo e emocional.
Falta de atividades sociais que façam a criança utilizar a linguagem de forma significativa.
Como ajudar o desenvolvimento da linguagem
O desenvolvimento da linguagem ocorre através da interação da criança com o meio. Isto também é verdadeiro para crianças com Síndrome de Down. Os pais e professores devem ser orientados pelo fonoaudiólogo que poderá elaborar um programa específico para cada criança.Antes de mais nada, é importante sanar ou minimizar aspectos físicos que possam prejudicar a articulação e produção vocal através de exercícios para fortalecimento da musculatura, adaptação de próteses dentárias ou auditivas etc.A seguir estão algumas sugestões e aspectos importantes que pais, familiares e profissionais devem considerar para a elaboração e a aplicação de um programa de desenvolvimento da linguagem de crianças com Síndrome de Down:
Criar um ambiente favorável e estimulador.
Nunca falar pela criança nem deixar que os outros falem por ela.
Aguardar a solicitação da criança, não antecipando suas vontades.
Prestar atenção quando a criança iniciar um diálogo.
Criar situações inesperadas que provoquem reações da criança aguardando seus comentários.
Fornecer apoio aos pais para que possam desenvolver um relacionamento emocional saudável com a criança.
Informar à família sobre o nível de desenvolvimento da linguagem da criança, orientar em que complexidade devem falar para ajudar no desenvolvimento da linguagem e na manutenção do diálogo.
Garantir o desenvolvimento global (motor, cognitivo, social e emocional) da criança mantendo relacionamento com profissionais especializados nas diferentes áreas.
Criar ambiente propício para a socialização, incentivando as iniciativas, as amizades, os relacionamentos com diferentes pessoas.


Observar as características individuais e atender as necessidades específicas ajudando a pessoa com Síndrome de Down a se comunicar e a ver a linguagem como uma forma facilitadora para a realização de seus desejos e expressão de seus sentimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário